Derivada da palavra inglesa Coach, o termo se refere à carruagem de quatro rodas conduzidas pelos chamados Coachers. O substantivo derivado Coaching significa treinamento.

Ela foi utilizada pela primeira vez na Hungria, em 1830, para designar um tutor, a pessoa que conduzia e preparava estudantes universitários para as provas.

Foi no ano de 1950 que esta palavra foi realmente utilizada para definir a capacidade de desenvolver pessoas, passando a ser empregada da maneira que conhecemos hoje.

Coaching é um poderoso processo que visa proporcionar mudanças rápidas e permanentes, além do alcance efetivo de grandes resultados em qualquer contexto, seja na vida pessoal ou profissional.

É uma metodologia de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionadas à conquista dos objetivos definidos pelo próprio cliente (Coachee).

O método reúne várias técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências, tais como psicologia, administração, gestão de pessoas, linguagem ericksoniana, sociologia, programação neurolinguística e algumas outras, tendo como finalidade acelerar a conquista de resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, financeiro, espiritual ou mesmo afetuoso.

O principal objetivo dessa metodologia é levar o cliente a sair do seu estado atual e chegar ao estado desejado no menor tempo possível, através do desenvolvimento e aprimoramento das competências, talento, habilidades e também de mudanças comportamentais que promovam ações positivas com foco no futuro.

O Que é Coaching