16/10/2016 16h40 - Atualizado em 16/10/2016 16h42

Foco é a capacidade que um ser humano tem de manter a sua atenção plenamente e concentrada em um ponto, meta, objetivo ou estado desejado.

Estamos ao mesmo tempo em todos os lugares e, às vezes, em nenhum lugar, falta de foco.

Conseguir manter o foco pode ser um diferencial, já que diariamente temos tanta coisa para fazer, que muitas vezes parece impossível se organizar.

No trabalho, por exemplo, é aquele funcionário que consegue iniciar e terminar suas tarefas sem interrupções. É aquele que cumpre os prazos e tem o poder de manter a concentração, independentemente do que esteja acontecendo no ambiente ao seu redor.

O que está tirando seu foco hoje? Facebook, Whatsapp, falta de clareza nos objetivos, falta de organização, internet, novelas, problemas pessoais?

Segundo Daniel Goleman, existem 03 tipos de foco:

Foco Interno: é a capacidade que o ser humano tem de se desconectar do ambiente para se conectar com ele mesmo. Uma concentração profunda, independentemente do que está acontecendo no ambiente fora dele.

Foco Externo: é o tipo que volta a nossa atenção para o universo ao nosso redor, nos permitindo observar e analisar o ambiente onde estamos inseridos, o que nos permite enxergar novas possibilidades e agir de modo mais efetivo.

Foco nos Outros (empático): é quando a atenção da pessoa se volta para o relacionamento interpessoal, para as outras pessoas.

Todos desenvolvem os 03 tipos de foco. Tenha foco e aproveite todos os grandes momentos em sua carreira e vida pessoal.

Grandes conquistas começam com pequenos passos. Depende de você.