09/10/2016 15h31 - Atualizado em 09/10/2016 15h32

Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens.

Esse termo é bastante utilizado em várias áreas e, portanto, possui significados distintos de acordo com a mudança de área que é sofrida.

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. É a capacidade que um indivíduo tem, após um momento de adversidade, conseguir se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.

As pessoas que são consideradas resilientes conseguem manter a capacidade de recuperação mesmo depois de passar por problemas. É a habilidade de se adaptar com facilidade às intempéries, às alterações ou aos problemas.

Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis. Por que isso acontece?  Porque elas desenvolvem confiança em si mesmas aprendendo novas formas de lidar com os problemas.

O profissional resiliente é aquele que está sempre se renovando, sempre se transformando e buscando melhorias, impulsionado por um propósito proativo, tomando medidas que minimizem os problemas, sem nunca se deixar abater pelas adversidades naturais de qualquer profissão.

Aprenda com cada situação, adapte-se, esteja disposto para a mudança.