02/10/2016 15h12 - Atualizado em 02/10/2016 15h37

Procrastinar é adiar, deixar de fazer alguma coisa que a gente sabe que precisa ser feito, mas que inventamos milhares de desculpas para não fazer. É um mal de atinge muitas pessoas em determinados momentos da vida.

Geralmente procrastinamos atividades onde falta clareza de benefício, atividades complexas ou que não sabemos como fazer, atividades que consideramos desagradáveis, que não existe uma cobrança muito efetiva e etc.

Há casos onde as pessoas procrastinam tarefas que precisam ser feitas para se atingir um objetivo ou sonho e isso pode impactar sua carreira ou sua vida pessoal.

Torna-se necessário que a pessoa reflita sobre o que realmente ela está adiando. Qual área importante de sua vida pessoal ou profissional ela está adiando e quais as consequências (primárias e secundárias) disso? O que ela estará perdendo ou deixando de ganhar com isso e o que fazer para evitar a procrastinação?

Certamente é uma sensação muito ruim ver que determinada tarefa já foi anotada três ou quatro vezes na agenda e mesmo assim não foi feita. Para evitar isso, compartilho algumas sugestões que podem ajudar você a evitar a procrastinação:

- Se entender que a tarefa é grande demais, procure separá-la em etapas menores, de forma que possa se programar para executar cada uma delas. Estabeleça prazo definido para cada uma e entre em ação.

- Se entende que é uma tarefa complexa ou que considere chata, o melhor a fazer é encarar o desafio logo de uma vez, ao invés de adiá-lo. O que costuma provocar o adiamento de uma tarefa é o fato de ela ser desagradável de fazer.

- Estimule o seu comprometimento transformando a tarefa em um compromisso formal, colocando-a em uma agenda com horário e data de início e término.

- Reflita sobre o objetivo que existe por trás de cada tarefa e quais os benefícios em realizá-la. Ao perceber que existe um objetivo maior em cada tarefa, ficará mais fácil entender por que não deve adiá-la.

Aproveite cada minuto de sua vida. Evite a procrastinação!