20/08/2017 10h51 - Atualizado em 20/08/2017 10h58

É provável que nos últimos meses você tenha ouvido falar em Mindset.

A ideia do mindset foi descoberta pela psicóloga Carol S. Dweck, reconhecida mundialmente por seus estudos sobre realização e sucesso, na Universidade de Stanford, inclusive, há um livro dela muito interessante “Mindset – a nova psicologia do sucesso”, traduzido em português.

O termo Mindset está muito ligado às crenças, personalidades, talentos e inteligência.

A palavra Mindset significa “a maneira de uma pessoa pensar” ou “modelo mental”, mas podemos descrevê-la como sendo a “mentalidade” que cada um de nós tem em relação à vida.

Este conjunto de atitudes mentais influencia diretamente em nossos comportamentos e pensamentos e, é decisivo para alcançarmos sucesso ou não. O nosso Mindset explica e, muito, o nosso modo otimista ou pessimista de ver a vida e se portar diante dela.

Muito do que você pensa como sua personalidade nasce desse Mindset, assim, como muito do que te impede de realizar todo o seu potencial cresce a partir do seu Mindset.

Segundo a psicóloga Carol Dweck, há dois tipos de Mindset: Mindset Fixo e Mindset em Crescimento (progressivo).

 

Mindset fixo:

A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que se não nasceram com determinadas capacidades e habilidades, naturalmente, também não poderão desenvolvê-las ao longo de sua existência.

Essas pessoas, tanto no âmbito profissional como pessoal, tendem a ter mais pensamentos negativos e a ficarem estagnadas e desmotivadas, por não acreditarem em si mesmas.

No Mindset fixo não há confronto cerebral, nem há nova trilha neural sendo formada, ou seja, tem uma estática zona de conforto implantada, a típica frase que conhecemos “eu nasci assim, vou ser sempre assim, sempre Gabriela”.

Ao invés de aceitar um desafio como uma experiência de crescimento, o indivíduo com um mindset fixo fica paralisado na situação adversa, que passa ser encarado como uma tortura, porque não acredita que isso possa contribuir para ampliar suas habilidades em busca de mais conhecimento.

 

Mindset em crescimento (progressivo):

As pessoas com mentalidade progressiva acreditam que seus talentos e habilidades podem sim, ser desenvolvidos, se forem pacientes, focados e dedicados a isso.

Profissionais com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam incessantemente, vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos.

No Mindset em crescimento há um envolvimento profundo com o novo. A atividade do cérebro processa o erro e aprende a corrigi-lo, desenvolvendo fortes ligações neurais.

A curva de aprendizagem é intensa e nada é superficial, tudo se recupera da melhor maneira a ser mais favorável a cada vez que realizamos.

 

Então, se você se identificou mais com a mentalidade de crescimento, muito bom. É provável que você já viva uma vida de mais realizações e satisfações.

Você é a única pessoa que pode optar por um ou outro Mindset. Se, por alguma razão, você veio até aqui com um Mindset que não está lhe ajudando muito, você é a única pessoa que ainda tem o poder de mudar.