28/10/2018 14h16 - Atualizado em 28/10/2018 14h36

 

Por que é tão difícil dizer “não”? Parece fácil, mas muitas pessoas sofrem da dificuldade de dizer “não”, inclusive, acabam abdicando de suas próprias vontades e, muitas vezes, acabam tendo problemas com produtividade, acúmulo de tarefas, e na realização dos seus sonhos e objetivos.

Este comportamento pode estar vinculado ao sentimento de baixa autoestima, impedindo que a pessoa se sinta segura para posicionar-se e expor o seu ponto de vista. Isso acontece porque, ao dizer sim, o indivíduo tem a sensação de que será melhor aceito pelas pessoas ao seu redor.

Muitas vezes, o indivíduo tem até vontade de dizer “não” para determinado pedido, mas também tem uma vontade enorme de agradar o outro e acaba fazendo sacrifícios para se sentir incluído. Dizer “não” é algo desconfortável para boa parte das pessoas e, por essa razão, preferem dizer sim para evitar situações desagradáveis. É como se as palavras “sim” e “não” transmitissem de certa forma, “eu gosto de você e eu não gosto de você”.

A pessoa acredita que está se defendendo de um mundo exigente e tenta sempre agradar a todos para entrar no jogo desse mundo que ela acredita que é tão crítico e exige muito dela.

Renunciar em prol do outros pode gerar inúmeras consequências negativas. No ambiente profissional, por exemplo, concordar com determinada decisão em uma reunião por medo de dizer não e sofrer críticas ou hesitar em opinar pelo fato de suas considerações serem contrárias às da maioria, pode ampliar a possibilidade de causar prejuízos à empresa. No ambiente pessoal, a falta de habilidade em dizer não ou de expressar o seu ponto de vista apenas para evitar uma insatisfação familiar, também poderá causar dificuldades futuras.

Imagine dizer sim para alguém e passar anos e anos em um relacionamento insatisfatório. Imagine dizer sim e fazer uma faculdade inteira porque alguém o persuadiu. Imagine trabalhar todos os dias em um trabalho que não gosta só porque todo mundo diz que tem que ser assim!

Ser prestativo é algo muito positivo, mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, pedido ou demanda, também é uma grande virtude. Não se sinta culpado, pois esse sentimento pode ser um grande sabotador. Lembre-se que tem todo o direito em recusar algo que não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim pra tudo.

Para aprender a dizer não, ou dizer sim de maneira justa e honesta, o primeiro passo é entender que ninguém se torna melhor ou pior porque disse “não” para outra pessoa. Seja sincero e não se preocupe tanto em ser aceito, pois as pessoas que realmente gostam de você não te abandonarão por fazer aquilo que é certo e bom para a sua vida.

Seguem algumas dicas para dizer não:

- Baseie-se em fatos e seja objetivo, honesto e educado.

- Utilize bons argumentos. Considere suas prioridades.

- Não fique dependente dos pensamentos alheios.

- Cuide também de você. Para auxiliar as pessoas com quem convive, você precisa estar bem com você mesmo.

- Acredite na sua opinião. Lembre-se de que, em nenhum campo da vida, é possível dizer ou ouvir sempre um “sim”, portanto, uma negativa é bastante natural e pode ser até educativa.